Semana de Ação Mundial debate a educação infantil em Pernambuco



Com o lema “Educação Infantil – Direito da Criança, Dever do Estado e Justiça Social”, a Semana de Ação Mundial (SAM) deste ano ocorre de 20 a 27 de maio de 2012 promovido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação em todo o Brasil. A SAM faz parte de uma grande mobilização internacional pelo direito à educação de qualidade que acontece desde 2003 em mais de 100 países. 

Trata-se de um período em que convidamos toda a sociedade e os poderes instituídos a discutirem temas e estratégias relativos à urgência de que o Brasil garanta educação básica pública e de qualidade para todos os seus cidadãos e cidadãs. Durante a Semana, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realiza inúmeras atividades de cunho nacional e locais, produzem e distribuem materiais e participam de ações de iniciativa de seus parceiros. 

Em Pernambuco, o Comitê da Campanha e seus parceiros vão realizar atividades, com uma grande mobilização local, colocando no centro do debate público, a educação infantil e o Projeto de Lei (PL 8035/2010) que trata do novo PNE (Plano Nacional de Educação) em tramitação no Congresso Nacional. 

O “Cine Bomba Especial” da ONG Auçuba será em duas comunidades do Recife, na Bomba do Hemetério, dia 22, e no Sítio dos Pintos, dia 24, com exibições e diálogos entorno da educação pública de qualidade e questões de redução de danos, a partir das 19:00. 

No dia 25, na sexta, à noite, a FAFIRE e o Comitê Pernambucano realizam “Mesa Redonda sobre a qualidade da educação infantil”, às 19:00, no auditório de Graduação da FAFIRE, entre os debatedores, o destaque para a presença do Deputado Federal  Paulo Rubem (integrante da Comissão Especial do PL 8035/2010 e Comissão de Educação da Câmara dos Deputados).

FOJUPE, CUT, RJNE, FOJUNE e outras organizações deram entrada com representação no MPPE contra a Secretaria da Juventude de Pernambuco

A Central Unica dos Trabalhadores (CUT/PE), Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), Rede Jovens do Nordeste (RJNE/PE), Fórum de Juventude Negra (FOJUNE/PE) e demais organizações e movimentos juvenis da sociedade civil, deram entrada, nesta segunda-feira, 14, à tarde, com uma representação no Ministério Público de Pernambuco contra Comissão Eleitoral da Eleição do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude - CEPPJ/PE, ligado a Secretaria da Criança e da Juventude. A representação é denunciando ilegalidade nas decisões tomadas por parte da Comissão responsável pela coordenação da eleição de representantes da sociedade civil para o Conselho. 

No dia 24 de março de 2012, na sede da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, aconteceu a Assembléia da Sociedade Civil, onde houve a eleição, havendo debates sobre o procedimento eleitoral. De acordo com as organizações a convocação foi sobre "como ficariam preenchidas as vagas remanescentes das entidades não habilitadas e os setores/cadeiras que não foram objeto de inscrição por alguma entidade interessada e o debate se pautou, se deveria ou não abrir novo processo eleitoral para o preenchimento das vagas remanescentes". 

As organizações afirmam que "a Comissão Eleitoral avocou para si, de acordo com o art. 33 do regimento da eleição, a responsabilidade de decidir sobre o tema e emitiu resolução 004/2012, que o processo eleitoral seria mantido, e deixando a situação das vagas remanescente para ser resolvido na primeira reunião, após a posse da nova diretoria". No entanto, o grupo de organizações habilitadas sugeriram nova proposta, paralela a da Comissão, que seria o remanejamento das vagas remanescentes pelas entidades habilitadas e que foram votadas no processo eleitoral. "Foi posta em votação as propostas, da Comissão e do Grupo, e a Assembléia aprovou por 10 votos contra 4, a proposta de remanejamento das vagas pelas entidades habilitadas". 

O grupo ainda completou "nesse contexto, e em respeito a decisão política da Assembléia, a Comissão Eleitoral no dia 31 de março de 2012 publicou, através da resolução 004/2012 do Conselho Estadual de Juventude, o resultado da Assembléia de Eleição do CEPPJ/PE, apresentando para a sociedade as entidades que iriam compor a diretoria". Mais, no dia 13 de abril de 2012, a Comissão Eleitoral publica decisão de recurso ajuizado pela UEP – União dos Estudantes de Pernambuco – Cândido Pinto, alegando a ilegalidade da decisão da Comissão Eleitoral em homologar o ata da Assembléia de eleição, pois feriria o art. 6° e 7° do regimento da eleição, e que foi acatado pela Comissão. 

O argumento da Comissão, é a divisão em segmentos e cadeiras da Lei, e do Regimento Interno da Eleição tem como fundamento a preocupação do legislador em garantir a pluralidade de representações do setor, portanto seria incoerente por parte da composição do conselho não atender a composição de acordo com a estipulação normativa. Segundo as organizações envolvidas, “sem proporcionar debates democráticos, e de forma ilegal, a Comissão Eleitoral no dia 14 de Abril publica novo edital, para novo processo eleitoral de composição das vagas remanescentes do Conselho”. 

Por fim, as organizações e movimentos de juventude avaliam a situação, “percebe-se que houve um grande equívoco por parte da Comissão Eleitoral, pois no trato com os interesses e nas responsabilidades de uma entidade em representar um Conselho Consultivo e deliberativo de políticas públicas deve estar presente a vontade de fazê-lo, assumindo as responsabilidades pertinentes”.

Semana de Ação Mundial 2012

Com o lema “Educação Infantil – Direito da criança, dever do Estado e justiça social”, a Semana de Ação Mundial (SAM) deste ano ocorre de 20 a 27 de maio, envolvendo diversos atores ligados à educação infantil no país. A fim de promover uma discussão ampla sobre o tema, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e instituições parceiras estão organizando uma Aula Pública e um Ato Público Lúdico com o tema “Direito à educação infantil é coisa séria!”, que acontecerá em Brasília, de 22 a 24 de maio, com a participação de educadores, crianças, especialistas da área, parlamentares e outras autoridades públicas.

Na ocasião, os organizadores entregarão às autoridades uma carta com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas 18,4% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos e 81,3% das crianças de 4 a 6 anos têm acesso à educação infantil. Porém, recortes de renda, campo, cidade e regiões do Brasil revelam o quanto essa média esconde desigualdades ainda maiores.

A Aula Pública e o Ato Público Lúdico serão as principais atividades nacionais, pois em todo o Brasil organizações de variados setores estarão desenvolvendo atividades para discutir a educação infantil em suas regiões.

Desde março deste ano, a Campanha vem articulando e organizando creches, pré-escolas, universidades, conselhos, fóruns de educação infantil, sindicatos, associação de pais e moradores, fundações religiosas e demais instituições a participarem da SAM 2012.

O que é a Semana?A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes. Em 2012, a SAM acontece ao mesmo tempo em que a Semana Mundial do Brincar, da Aliança pela Infância.

Para participar, entre em contato com a equipe de mobilização da SAM