Jovens recifenses mais próximos da Secretaria Nacional de Juventude



Por Clara Cavalcanti*.

Um primeiro e importante passo para a construção de um diálogo entre os jovens pernambucanos e a Secretaria Nacional de Juventude. Este foi o saldo principal do encontro “Juventudes e Diálogo”, realizado pelas ONGs Fase e Diaconia, no último dia 24, no Recife. O evento contou a participação da secretária Nacional de Juventudes, Severine Macedo, e abriu caminho para aprofundar a discussão de temas prioritários para os jovens, como a implementação do “Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente” e o “Estatuto das Juventudes”, que aguarda nova votação na Câmara Federal.

 “A aprovação do estatuto irá estabelecer um novo jeito de se pensar e fazer política pública para a Juventude, hoje pautada pelo interesse de cada gestão. Por isso, é importante que os jovens se movimentem e pressionem os parlamentares para que a pauta seja colocada o quanto antes em votação. Não podemos perder tempo”, afirma o assessor político pedagógico da Diaconia, Joselito Costa.

A mesma opinião foi reforçada pela secretária Nacional. “O estatuto das juventudes é fruto de uma luta política antiga dos movimentos juvenis. Ele irá assegurar avanços como a criação do Sistema Nacional de Juventude e a consolidação de uma política de estado. Neste momento, é fundamental que as juventudes brasileiras se mobilizem pela sua aprovação”, disse Macedo.

A secretária reforçou, ainda, a importância de uma atuação ativa e engajada das juventudes para garantir “a implementação de políticas de fortalecimento institucional, de políticas que mudem a vida dos jovens urbanos e rurais, que garantam o papel da juventude no desenvolvimento nacional sustentável, que assegurem mecanismos concretos de participação e que  motivem ações de promoção para jovens levando em consideração quetões de gênero, etnia e raça”, disse Macedo. 

Programa – Além do estatuto, outro destaque do encontro foi a implementação do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Para fomentar o debate, jovens que integram o Projeto Juventude e Direito na Cidade, apoiado pelas organizações norueguesas AIN e OD, parceiras da Diaconia, exibiram documentário sobre os impactos das mudanças climáticas em grandes metrópoles, como Recife e Olinda, e suas implicações na vida dos jovens. 

Plataforma – Durante o encontro, o Fojupe – integrado pela Diaconia - passou às mãos da secretária Nacional de Juventude a sua plataforma, construída em 2012, após uma série de debates com integrantes do Fórum na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Sertão do Estado. O documento será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (03), durante uma “Oficina de Formação Política” com jovens do Agreste pernambucano.  

Presença - Cerca de 90 participantes marcaram presença no evento, entre eles representantes de gestores públicos de Juventude dos municípios do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Ouricuri e Palmares; representantes do legislativo; e jovens de escolas públicas, projetos sociais e coletivos e grupos juvenis, como o Kebra-Cabeça e o Peixearte, apoiados pela Diaconia. Integrantes do Fórum da Juventude de Pernambuco (Fojupe), do Fórum de Juventude Negra (Fojune), da Rede Jovens do Nordeste e da Rede Ecumênica da Juventude (Reju) também prestigiaram o encontro.

*Clara Cavalcanti é assessora de comunicação da Diaconia

Caruaru recebe primeira roda de conversa do Fórum das Juventudes de Pernambuco


Em uma Roda de Conversa, o Fórum das Juventudes de Pernambuco (Fojupe) discute nesta sexta-feira (03.05) sobre “Politicas Públicas de Juventude: Participação dos (as) jovens e o Papel do Poder Público” na capital do Agreste Pernambucano. O evento ocorre na Faculdade ASCES, localizada na Avenida Portugal, 584, no bairro Universitário, em Caruaru, a partir das 15h. 

O encontro será aberto ao público (jovens, estudantes, gestores e profissionais da área). A finalidade do Fórum é debater neste encontro as perspectivas de politicas públicas para a participação juvenil e as responsabilidades dos governos diante este segmento da sociedade. Os representantes do Fojupe aproveitarão a oportunidade para fazer o lançamento da Plataforma das Juventudes de Pernambuco que consta as demandas e proposições de políticas públicas para a juventude. As informações foram recolhidas durante as edições dos Ciclos de Debates pela região da Zona da Mata, Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

Fojupe - O Fórum das Juventudes de Pernambuco surge em 2010, com o principal objetivo de favorecer um espaço de reflexão sobre as organizações juvenis e suas condições sociopolíticas de atuação, inserção e controle das políticas públicas, em especial as dirigidas às juventudes, onde essas juventudes atuem como sujeitos de direitos. O Fórum abrange as Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (RD’s) e se organiza a partir de uma coordenação colegiada, coordenações regionais e coordenação executiva composta por organizações, redes, movimentos, coletivos e grupos que fazem parte do Fojupe.

Ao longo desses três anos promoveu debates durante o processo eleitoral, através de seminários e rodas de diálogos, com diversos atores da sociedade, construindo como resultado 02 Plataformas das Juventudes, englobando as especificidades da juventude pernambucana. Além disso, trabalhou-se o fortalecimento do FOJUPE, suas articulações e reflexões políticas, através da realização de encontros de formação e ações de incidência política.

Informações - (81) 3231.0745 ou www.fojupe.blogspot.com.br

Fórum entrega Plataforma das Juventudes para Secretária Nacional de Juventude


Organizações, fóruns, movimentos, coletivos, gestores municipais e estadual, as juventudes, e a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, participaram do encontro: "Juventudes em Diálogo" organizado pela Fase e Diaconia, com o apoio do Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE) e Etapas, no auditório Aloísio Magalhães na Fundaj, no bairro do Derby, em Recife. O salão do encontro estava lotado de lideranças e representantes das 4 regiões de Pernambuco (Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão). No evento, o Fojupe entregou oficialmente a SNJ as demandas dos (as) integrantes do Fórum e jovens de diversas regiões do estado - colocados na 2ª Plataforma das Juventudes de Pernambuco. 

Semana de Ação Mundial em movimento

 
 Na quarta-feira (24/4), ato público levará professores de todo o Brasil ao Congresso Nacional. Ações reforçam a importância da valorização dos profissionais de educação em sintonia com os debates nacionais sobre formação docente, piso salarial, plano de carreira, condições de trabalho e avaliação da docência.

Maior evento temático, descentralizado e autogerido sobre educação no mundo, a SAM (Semana de Ação Mundial) ocorre em mais de cem países. No Brasil terá início no próximo domingo, 21 de abril, em mais de 300 municípios de todos os estados do país, bem como o DF, e vai até o próximo dia 28. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o país. Associações de bairro, sindicatos, secretarias municipais de educação, creches, escolas, universidades, fóruns, conselhos de educação e organizações não governamentais promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e atos lúdicos envolvendo suas respectivas comunidades para o debate sobre a valorização dos profissionais de educação.

Chegando à sua 11ª edição, a Semana de Ação Mundial pela Educação é a realização de um debate em escala global de temas comuns aos desafios enfrentados para alcançar uma educação pública de qualidade em todo o mundo. É uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Junto com um Comitê Técnico composto por 11 instituições, a Campanha desenvolveu materiais com o tema “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado! Ter bons educadores e educadoras é direito da sociedade e dever do Estado”, levantando dados e subsídios sobre a precariedade das condições de trabalho, os desafios para a formação inicial e continuada de docentes, as iniquidades na implantação do piso salarial nacional e plano de carreira. Distribuídos em kits contendo folder, manual com sugestão de atividades, cartazes para divulgação e materiais complementares para estimular o debate nas comunidades escolares e acadêmicas, a Semana reforça a autonomia destes grupos com ações propositivas, sugestões de atividades, materiais de referência e fortalece laços e ações locais. Ao todo, mais de 500 eventos estão previstos para acontecer na Semana.

Ato público no Congresso Nacional – Junto à SAM, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Comitê Técnico da SAM, organiza a 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública e de Qualidade. Na quarta-feira (24/4), como atividade conjunta das suas semanas, a CNTE realizará no Congresso Nacional um ato público, com a participação de professores de todos os estados brasileiros. Para o presidente da CNTE, Roberto de Leão, “a semana será marcada por atos públicos, passeatas e mobilizações no Brasil inteiro. O grande dia será o dia 24, quando reuniremos quase 1000 pessoas no Congresso, e teremos manifestações nas câmaras de vereadores e deputados em todo o país”.

Serviço:
11ª SAM (Semana de Ação Mundial), de 21 a 28 de abril em mais de 300 municípios
Ato público no Congresso Nacional, quarta-feira, 24 de abril, 11 horas

Secretária Nacional de Juventude em diálogo com as juventudes de Pernambuco

A secretária Nacional de Juventude, Severine Macêdo, estará em Pernambuco. O encontro ocorre nesta quarta, 24, às 14h, na FUNDAJ do Derby, em Recife. O evento vai discutir questões referente ao Estatuto da Juventude, Juventude Viva, Meio Ambiente, Conselhos de Juventude e as politicas públicas de juventude do Governo Federal. Informações: (81) 3221-5478.

Pesquisa aponta as diferentes juventudes nas regiões de Pernambuco

 

O estudo sobre “A situação de vida dos jovens no estado de Pernambuco”, realizado pela ETAPAS – Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social foi apresentado e discutido com os jovens que refletiram sobre a diversidade regional e a caracterização das diferentes juventudes em Pernambuco. A pesquisa foi baseada em fontes secundárias, a exemplo do censo demográfico (IBGE); do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação e SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica; CIM – Ministério da Saúde. Segundo as informações, Pernambuco está nas últimas posições no que se refere à qualidade de vida dos jovens. Dados demográficos indicam que o número de jovens começa a cair; são 3 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Recife - RMR, sendo quase 1 milhão de jovens. 

Os dados mostraram ainda que os jovens têm casado menos, porém as mulheres jovens casam mais, e com homens mais velhos. A escolarização é baixa, e muitos estão ainda no Ensino Fundamental. Uma jovem participante do evento disse que uma coisa traz a outra, pois uma mulher que engravida cedo tem que deixar a escola para cuidar de seu filho, o que contribui para mantê-la em empregos menos qualificados. Falou-se da importância da interiorização do Ensino Superior, e do direito ao acesso a ele. Outra jovem ressaltou que muitos jovens têm que deixar os estudos para trabalhar, e citou a falta de opções em sua cidade. Waneska Bonfim, técnica da ETAPAS, responsável pela apresentação da pesquisa falou da necessidade de mudar o foco das políticas, porque o jovem ainda precisa estudar. 

 As mortes violentas são outro grave problema: somam 60,8% da morte de jovens, enquanto as naturais representam 39,2%. Os jovens homens morrem mais do que as mulheres, tanto de mortes violentas como naturais. Em relação a trabalho e renda, os jovens estão trabalhando mais cedo. O dobro de mulheres jovens está gerando renda, em comparação aos homens. 

Uma participante do encontro afirmou que a mulher está buscando mais espaço por não querer depender do homem. Apesar do número de mulheres trabalhando ser maior, os homens trabalham mais, em trabalhos fisicamente mais desgastantes e por um maior número de horas. Houve um aumento de jovens sem rendimento, ou ganhando pouco e trabalhando em subempregos, o que tem gerado também um aumento da violação dos direitos trabalhistas entre os jovens. Uma jovem participante do encontro falou que a necessidade de sustentar a família faz com que o jovem aceite trabalhos em condições indignas: “se não tivermos oportunidade, como ter experiência?” A palestrante ressaltou que o trabalho é um direito, e que há necessidade de elaboração de política pública nesse sentido. Outra participante disse que é difícil uma empresa dar oportunidade para um jovem, havendo outras pessoas já qualificadas. 

Além desta pesquisa, foram feitas várias análises buscando saber como os jovens estão se organizando. O Fórum de Juventude do Recife, o Projeto Redes e Juventudes e o projeto Dialogando realizaram estudos sobre a organização juvenil. Outra pesquisa desenvolvida pela ETAPAS estudou as características da organização juvenil, compreendendo desta forma grupos que, em sua maioria, tenham a presença de jovens entre 15 e 29 anos, e com frequência de reuniões que mantenha a articulação entre estes. Os jovens presentes à formação foram também alguns dos pesquisados. Foram entrevistados, no total, 217 grupos. O estudo procurou informações sobre a motivação para atuação coletiva, identificando, que em geral, eles estão movidos por questões culturais, principalmente música e dança. Foram pesquisados ainda a quantidade de jovens; o tempo de existência dos grupos; onde eles se encontram para exercer suas atividades; as parcerias que desenvolvem com outros grupos. As maiores dificuldades apontadas pelos jovens foram a falta de recursos e de infraestrutura. 

Mais detalhes: 
  • Situação de vida dos jovens pernambucanos por Região de Desenvolvimento. Pesquisa realizada em 2009, coordenada pela ETAPAS, em parceria com a Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Governo de Pernambuco.
  • Organização Juvenil em Pernambuco. Pesquisa realizada pela ETAPAS em 2010, com o apoio da organização internacional Freres dès Hommes - Bélgica.